quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Governo adia novo acordo ortográfico para 2016


O governo federal vai adiar para 2016 a obrigatoriedade do uso do novo acordo ortográfico. As novas regras, adotadas pelos setores público e privado desde 2008, deveriam ser implementadas de forma integral a partir de 1º de janeiro de 2013.
A reforma ortográfica altera a grafia de cerca de 0,5% das palavras em português. Com o adiamento, continuará sendo opcional usar, por exemplo, o trema e acentos agudos em ditongos abertos como os das palavras "ideia" e "assembleia".


Além disso, o adiamento de três anos abre brechas para que novas mudanças sejam propostas. Isso significa que, embora jornais, livros didáticos e documentos oficiais já tenham adotado o novo acordo, novas alterações podem ser implementadas ou até mesmo suspensas.
"Há muita insatisfação. Ganhamos tempo para refletir, discutir e reduzir o número de regras irracionais", afirma o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que defendeu o adiamento e quer promover audiências com professores e embaixadores dos países de língua portuguesa na Casa.
A maior pressão é de professores, que reclamam terem sido excluídos das discussões. A decisão é encarada como um movimento diplomático, uma vez que o governo, diz o Itamaraty, quer sincronizar as mudanças com Portugal.
O país europeu concordou oficialmente com a reforma ortográfica, mas ainda resiste em adotá-la. Assim como o Brasil, Portugal ratificou em 2008 o acordo, mas definiu um período de transição maior. Não há sanções para quem desrespeitar a regra, que é, na prática, apenas uma tentativa de uniformizar a grafia no Brasil, Portugal, nos países da África e no Timor Leste. A intenção era facilitar o intercâmbio de obras escritas no idioma entre esses oito países, além de fortalecer o peso do idioma em organismos internacionais. "É muito difícil querer que o português seja língua oficial nas Nações Unidas se vão perguntar: Qual é o português que vocês querem?", afirma o embaixador Pedro Motta, representante brasileiro na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
A minuta do decreto do adiamento foi feita pelo Itamaraty. O texto precisa passar pela área jurídica da Casa Civil antes da assinatura da presidente Dilma Rousseff. 





Fonte:  http://www.folha.uol.com.br/

Como alterar endereço de e-mail.


Se você desejar alterar seu endereço de e-mail de trilhas@gmail.com para bolos@gmail.com, você deve inscrever-se para obter um novo endereço:




Após a inscrição para um novo endereço, você pode transferir tudo de seu endereço antigo para facilitar a transição. 
Como transfiro minhas mensagens?
  • Configure o encaminhamento automático para garantir que todas as novas mensagens enviadas para o antigo endereço chegam até você.
  • Importe mensagens antigas com o POP3
Como transfiro meus contatos? 

Como alterar seu nome de usuário sem trocar de e-mail (Gmail).

Para alterar o seu nome de usuário sem precisar criar outro e-mail siga os seguintes passos abaixo: 

1.  Clique no ícone de roda dentada no canto superior direito do Gmail e selecione Configurações do Google Mail.


2. Clique na guia Contas e importação. 


3. Na seção "Enviar e-mail como:", localize o endereço de e-mail a editar. Clique em editar informações ao lado do endereço.


4. Na seção "Nome:", digite o nome desejado e clique em Salvar alterações.


sábado, 8 de dezembro de 2012

História das Olimpíadas


Arcos, um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.C. como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia grega. Gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (por isso que surgiu o termo “Olimpíadas”) para disputar as competições esportivas; o evento era tão importante, que eram selados acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos.
Podiam participar das competições apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram cingidos por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória; o primeiro vencedor foi o atleta Coroebus. Os Jogos Olímpicos uniram os gregos até o ano 394 d.C., quando o imperador Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos.
Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados através da iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o mesmo propôs em 23 de junho de 1894, a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos na Idade Moderna participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.
Os Jogos Olímpicos já serviram de palco para várias manifestações políticas ao longo da história, como o fato de Adolf Hitler não ter ficado para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens ou o boicote dos EUA aos Jogos de Moscou (1980) em pleno contexto da Guerra Fria, por exemplo.

EDIÇÕES: 
  • 1896 - Atenas
  • 1900 - Paris
  • 1904 - Saint Louis
  • 1908 - Londres
  • 1912 - Estocolmo
  • 1920 - Antuérpia
  • 1924 - Paris
  • 1928 - Amsterdã
  • 1932 - Los Angeles
  • 1936 - Berlim
  • 1948 - Londres
  • 1952 - Helsinki
  • 1956 - Melbourne
  • 1960 - Roma
  • 1964 -Tóquio
  • 1968 - Cidade do México
  • 1972 - Munique
  • 1976 - Montreal
  • 1980 - Moscou
  • 1984 - Los Angeles
  • 1988 - Seul
  • 1992 - Barcelona
  • 1996 - Atlanta
  • 2000 - Sidney
  • 2004 - Atenas
  • 2008 - Pequim
  • 2012 - Londres
  • 2016 - Rio de Janeiro



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ator de “Two and a Half Men” se converte e faz campanha contra série


 
Angus T. Jones, o jovem Jake do seriado “Dois homens e meio” [Two and a Half Men] se converteu a Cristo e agora critica sua vida passada, incluindo seu papel na famosa série de TV.
Jones nasceu em Austin, Texas, e narra ao longo de 30 minutos um testemunho disponível no site da Igreja Forerunner. Ele começou a ser ator aos 4 anos. Aos 9, foi convidado para estrelar ao lado de Charlie Sheen e Jon Cryer o seriado “Dois Homens e meio”, que se tornou um sucesso mundial.
Dez anos depois, ele recomenda que as pessoas parem de assistir a série. “Se você assiste ‘Two and a Half Men’, por favor, pare de assistir e encher a sua cabeça com sujeira. As pessoas dizem que é só entretenimento. Faça uma pesquisa sobre os efeitos da televisão no seu cérebro e eu tenho certeza que você terá que tomar uma decisão quanto ao que você assiste…”
A declaração surpreendente vem de quem hoje é uma das estrelas jovens mais bem pagas de Hollywood, recebendo 300 mil dólares por episódio (aproximadamente R$ 600 mil). Apesar de ser obrigado pelo contrato a fazer parte do elenco, ele diz não queria estar na atração.
No vídeo ele declara ainda que sua vida pessoal não estava nada bem e estava se envolvendo com drogas como maconha e ‘ácido’. Ele conta como foi seu encontro com Cristo e lamentou a influência mundana de entretenimento.
“Eu estava vivendo para mim… era uma celebridade estereotipada”, conta. No entanto, um incidente em dezembro de 2011, durante uma conversa com um amigo cristão, ele diz que percebeu que “Deus é a razão para tudo isso.”
Depois de procurar por igrejas, ele hoje faz parte de uma congregação da Adventista do Sétimo Dia.
Anuncia ainda que sua interpretação de Jake Harper tornou-se um peso espiritual e ele alerta. “Não há como brincar quando se trata da eternidade”, acrescentou. “O nome do jogo agora é compromisso… De acordo com a Bíblia, quando isso acontece, nós devemos estar ao lado da verdade. Um pouco de fermento leveda toda a massa”, enfatiza Jones, citando Gálatas 5:9, que é um alerta contra falsos ensinamentos.
“Você não pode ser uma pessoa temente ao Deus verdadeiro e estar em um programa de televisão assim. Eu sei que não posso…. É tudo ou nada”, disse ele.
O jovem Jones não anunciou quando termina seu contrato, que deveria durar ainda mais uma temporada. A Warner Bros, que produz o sitcom, não comentou o caso.
Desde setembro do ano passado, a série, uma das mais vistas da televisão americana, conta com Ashton Kutcher como estrela do elenco, que ainda conta com Jon Cryer no papel do problemático Alan, pai de Jake. Traduzido de The Christian Post.

sábado, 24 de novembro de 2012

UFU define aplicação da Lei de Cotas e decide pela extinção do PAAES.


Deliberação aconteceu durante reunião do Consun, nesta terça-feira (20/11)
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU), em reunião na tarde desta terça-feira, 20/11, aprovou a extinção do Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (PAAES) e definiu a aplicação da Lei nº 12.711/2012, a chamada lei de cotas, na Instituição. A lei prevê que as Instituições Federais de Ensino deverão destinar no mínimo 50% de suas vagas para alunos de escolas públicas que se enquadrem nos critérios da norma. 
As edições do PAAES 2010/2013 e 2011/2014 serão realizadas normalmente para não prejudicar os estudantes que já iniciaram o processo avaliativo. Dessa forma, o Consun decidiu que nos processos seletivos dos primeiros semestres de 2013 e de 2014 serão destinadas 25% das vagas para o PAAES, 25% para o atendimento à lei de cotas e os outros 50% das vagas para a ampla concorrência. Já nos segundos semestres de 2013 e de 2014, quando não há seleção por meio do PAAES, 50% das vagas serão ofertadas obedecendo aos critérios da Lei nº 12.711 e 50% pelo processo seletivo convencional. A partir de 2015, 50% do total das vagas, por curso e turno, serão reservadas para o atendimento à Lei de Cotas.
A Escola Técnica de Saúde (ESTES) da UFU vai adotar o percentual de 50% para alunos cotistas já no processo seletivo do primeiro semestre de 2013, respeitando os mesmos critérios estabelecidos na Lei nº 12.711.
O pró-reitor de graduação da UFU, professor Waldenor Barros, salientou que o PAAES é um programa do qual a universidade se orgulha, pois representa uma antecipação da busca pela inclusão. Mas, com a adoção das cotas em sua integralidade, não se justifica a permanência do programa, já que a lei é um avanço por contemplar critérios socioeconômicos e étnico-raciais, em vez de apenas a necessidade dos candidatos terem estudado em escola pública.  “É preciso destacar que não haverá perda para os alunos que se enquadravam nos critérios do PAAES, pois eles serão contemplados pela Lei de Cotas. Pelo contrário, o que ocorre de fato é uma ampliação do número de vagas para estudantes da rede pública, que passa de 25% para 50%”, frisa o pró-reitor.
Lei nº 12.711/2012
A Lei, sancionada em agosto deste ano, visa garantir a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.
As vagas reservadas às cotas serão subdivididas: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja no portal do MEC a exemplificação gráfica de como ficará a distribuição das vagas: 

Fontes: 

http://www.ufu.br/
http://portal.mec.gov.br/cotas/sobre-sistema.html.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aprenda a anexar arquivos, fotos e vídeos em mensagens do Facebook.



Enquanto escreve uma mensagem, procure esses botões no campo da mensagem:
  • Clique em para anexar um documento, foto ou vídeo já armazenado em seu computador. Depois selecione o arquivo que deseja carregar.
  • Clique em para anexar uma nova foto ou vídeo. Se você tiver uma câmera, você poderá tirar uma foto clicando no botão de câmera azul.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aprenda como inserir Ponto de Exclamação e de Interrogação Invertidos no Microsoft Office Word.

Visando uma maior facilidade na produção de textos em língua espanhola, apresento uma maneira fácil e eficaz de inserir dois símbolos gráficos muito importantes desta língua. Estes símbolos são os pontos de exclamação (¡) e o de interrogação (¿) invertidos, inseridos através de uma simples combinação de teclas de atalho.

As teclas de atalho necessárias para efetuar esta ação são:  Ctrl + Alt ou Alt Gr + W para o ponto de interrogação invertido e Ctrl + Alt ou Alt Gr + Shift + símbolo do ponto de exclamação (!) não invertido acima do número 1 para o ponto de exclamação invertido.

Pronto! Agora é só começar a produzir seu texto em língua espanhola.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aprenda como inserir imagem no corpo do e-mail do Google.

Primeiramente, faça um e-mail do Google, a saber, o Gmail.

Depois clique no símbolo de Configurações presente na aba superior direita deste anúncio e escolha a opção Configurações.




Após aberta, escolha a opção Labs que fica na aba superior, presente na opção referida anteriormente.





Logo em seguida marque a opção Inserção de Imagens, ativar ,


Inserção de imagens

Permite inserir imagens no corpo de uma mensagem. Você pode enviar e inserir arquivos de imagem do seu computador ou inserir imagens por URLs. Este lab não funcionará se você estiver em modo off-line.






e clique no botão Salvar Alterações.





Pronto! Usufrua deste moderno e interessante recurso, evitando problemas com anexos.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Aprenda a fazer formulário pelo Google Docs


Primeiramente tenha um e-mail do Google, o Gmail.



Depois clique na opção “Docs” ou Disco, opção que fica na aba superior deste e-mail.





Antes, é interessante configurar o Google Docs para um idioma de sua preferência (Para facilitar este processo escolheremos o idioma Português do Brasil). Para Configurar seu Google Docs para o idioma Português do Brasil, clique  no símbolo de Configurações ou Settings que fica no lado direito do Google Docs. Depois deste processo escolha a opção  “Criar” .




Em seguida clique na opção “Formulário” (para Docs configurado no idioma Português do Brasil).




Por fim, configure seu formulário da maneira que quiser.








Símbolo de Configurações


terça-feira, 24 de abril de 2012

Quem deverá ser o novo Prefeito de Uberlândia?




Faltam pouco mais de 8 meses para as eleições municipais. Acredito que teremos uma eleição mais disputada, principalmente nas redes sociais. Como a nossa única experiência de eleições utilizando as redes sociais foram para cargos estaduais e federais, acredito que foi sim um pouco distante de todo mundo, já que não temos contatos com políticos de esferas mais altas. Já este ano acredito que como se trata de eleição municipal, o negócio promete, já que principalmente em cidades de médio e pequeno porte todo mundo conhece todo mundo. Vai virar uma loucura.
Na última eleiçãos em 2010, os candidatos que disputavam uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados faziam uma folia nas redes sociais. Era Twitter pra cá, Orkut e Facebook para lá e depois do período eleitoral, muitos abandonaram e os que ficaram, diminuíram e muito o seu ritmo e participação nas redes. Não acredito que tiveram uma boa atuação nas redes, foram poucos os casos de candidatos que utilizaram bem as redes. O resto foi puro spam, falta de diálogo, falta de conteúdo e só representou o que a maioria dos candidatos realmente tem, muita vontade de ganhar as eleições, mas pouca habilidade em lidar com o povo e seus problemas.


VOTE RESPONDENDO AO NOSSO FORMULÁRIO.



EM UBERLÂNDIA


GILMAR MACHADO (PT)


 







LUIZ HUMBERTO CARNEIRO (PSDB)












GILBERTO CUNHA (PSTU)