sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Posições do Futsal



No ano de 1957, em Minas Gerais, houve uma tentativa de fundar-se a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a ata foi encaminhada ao Conselho Nacional de Desportos, mas o CND não acatou tal ata que foi registrada dia 30 de setembro de 1957 com o nº 2.551. Esta situação como conselho subordinado a CBD perdurou até 1979. Em 15 de junho de 1979 foi realizada a Assembléia Geral que fundou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, tendo sido eleito, para o período 1980/1983, como presidente, Aécio de Borba Vasconcelos.

Evidentemente com o surgimento desse esporte, surgiram também, as posições do Futsal: 
  • Goleiro: É o responsável por defender a equipe, usando pés ou mãos para tal prática. 
  • Fixo: É o defensor da equipe, devendo ter boa noção de cobertura e ser uma opção para sua equipe quando chegar como elemento surpresa na área adversária, devendo para isso, ter boa finalização. 
  • Alas: São os laterais, tanto pelo lado esquerdo, quanto pelo lado direito, responsáveis em criar jogadas, com velocidade, tendo também a responsabilidade de marcar investidas de outros alas ou jogadores que percorrerem seu espaço. 
  • Pivô: São os responsáveis em armar jogadas e finalizá-las, devendo também saber jogar de costas para o gol adversário e ter um giro rápido.